domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

45% DAS MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS ADOTAM ESTRATÉGIAS DE CURTO PRAZO, COM FOCO EM MANTER A ESTABILIDADE FINANCEIRA

Victoria Isabel - 07/12/2023 12:20

A 9ª rodada da Pesquisa Datafolha, encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), forneceu percepções sobre o grau de planejamento adotado pelas empresas do setor nos meses de agosto e setembro. A pesquisa revelou três principais estratégias de planejamento:

Planejamento de Curto Prazo: 45% das empresas adotam estratégias de curto prazo, com foco em manter a estabilidade financeira do dia a dia, especialmente as microindústrias, representando 47% desse grupo. Essa abordagem reflete a necessidade de lidar com desafios imediatos.

Planejamento de Médio Prazo: Notavelmente, 50% das pequenas empresas optam por estratégias de médio prazo, bem acima da média geral de 34% entre as micro e pequenas indústrias, buscando investimentos para resultados a seis meses. Isso indica uma visão mais ampla do futuro, visando crescimento e expansão.

Planejamento de Longo Prazo: Apenas 17% das empresas optam por estratégias de longo prazo, priorizando a estabilidade e investimentos de longo alcance.

Essa diversidade de estratégias reflete a adaptação necessária em um cenário econômico incerto. A predominância do curto prazo destaca a busca por sobrevivência imediata, enquanto o médio e longo prazo demonstram um compromisso com o crescimento.

Joseph Couri, presidente do SIMPI, enfatizou a importância do apoio governamental para enfrentar incertezas econômicas e promover o crescimento sustentável e contínuo nas micro e pequenas indústrias.

As MPIs enfrentam desafios e incertezas econômicas, mas também buscam diferentes estratégias de planejamento para se adaptar a um ambiente em constante mudança. O apoio adequado pode desempenhar um papel crucial no fortalecimento dessas empresas e no estímulo ao crescimento sustentável a longo prazo.

Foto: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.