segunda, 04 de março de 2024
Euro 5.3775 Dólar 4.9545

PROJETO DO HUB DA CONSTRUÇÃO DA BAHIA RECEBE PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA

João Paulo - 06/12/2023 05:13 - Atualizado 06/12/2023

O projeto arquitetônico do Hub da Construção da Bahia, que está com suas obras em fase de finalização, já é vencedor, pois teve duplo reconhecimento na etapa regional Sergipe/Bahia, da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB 2023. Além de conquistar o 1° lugar na categoria “Interiores e Design”, também recebeu o “Prêmio Destaque Wellington Costa” e concorre automaticamente à etapa nacional.

Com projeto assinado pelas arquitetas Flávia Porto e Giovanna Portella, e com as parcerias da Trisoft e da Audium, o Hub da Construção é uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA que vem para fomentar tecnologia e inovação, pautados nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa – ESG.

Para Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA, é imensa a satisfação de ver um projeto tão importante para o setor se concretizar e já concorrer a uma premiação nacional. “Precisamos falar sobre o futuro da construção e o Hub da Construção é o ambiente propício à transferência de saberes e inovação para impulsionar nosso setor”, afirma. A ideia é integrar empresas da construção, parceiros, fornecedores, profissionais e estudantes das áreas afins em um espaço de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favoreçam a produtividade e o networking para a geração de negócios.

A arquiteta Flávia Porto conta que o projeto teve como base a neuroarquitetura, com a proposta de criar espaços mais humanizados e estimulantes voltados para a essência da natureza, incorporando elementos de design biofílico em cada detalhe da estrutura, com materiais recicláveis, alinhados com o propósito da entidade.

O Hub da Construção

O Hub da Construção é um projeto pioneiro para a criação de um ecossistema voltado para a inovação na construção. São três pavimentos situados na sede do Sinduscon-BA, compostos por salas privativas, estações de trabalho compartilhadas e individuais, refúgio para pequenas reuniões, nicho destaque para pequenas exposições, espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, local para lanches e snacks, e o Rooftop – ambiente para confraternizações, almoços, happy hours e apresentações.

 

Startups

Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) foram selecionadas dez startups, que vão vivenciar o Hub da Construção durante um ano, para neste espaço desenvolverem soluções tecnológicas voltadas para o mercado da construção civil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.