segunda, 04 de março de 2024
Euro 5.3769 Dólar 4.9545

NORDESTELAB INICIA NESTA TERÇA (05) COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA E PARTICIPANTES DE 14 ESTADOS

João Paulo - 04/12/2023 11:40 - Atualizado 06/12/2023

De 05 a 08 de dezembro, Salvador recebe o mais importante evento do mercado audiovisual da região: o NordesteLAB. Aberta ao público, a programação reúne masterclasses, mesas e palestras, trazendo para o centro do debate o fortalecimento do audiovisual e também o fomento de produções fora do eixo Rio-São Paulo. Essa é a primeira vez que o NordesteLAB é realizado de forma presencial, após a pandemia da Covid-19. A abertura do evento será realizada no Cine Glauber Rocha, Centro de Salvador, no dia 05, às 19h. Já as demais atividades serão desenvolvidas no Goethe Institut, no Corredor da Vitória, na capital baiana, entre os dias 06 e 08 de dezembro.

“Estamos felizes com os resultados, tivemos inscrições de 14 estados do Centro Oeste, Norte e Nordeste. Foi um ano de muita articulação do setor, desde a retomada de um Ministério da Cultura até as recentes disputadas pela regulamentação do VOD. Esperamos ter espaços de reflexão sobre o que foi esse ano de 2023 e apontamento de caminhos efetivos para o setor a partir de 2024”, destaca Gabriel Pires, coordenador-geral do evento.

Este ano, o NordesteLAB será apresentado pelo programa Salcine, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e conta com o apoio do Sebrae-BA. “Estar junto com o NordesteLAB nesse momento de retomada do setor é o compromisso da Secretaria de Cultura e Turismo, através do programa Salcine, com o audiovisual soteropolitano. Em menos de um ano, o Programa vem contribuindo para o fortalecimento da rede produtiva do audiovisual na nossa Cidade e tem conseguido transformar planejamento em ação, uma marca importante da gestão Municipal. Acompanharemos toda a rica programação proposta pelo evento marcando o devido espaço da Cidade nas principais discussões sobre o mercado e as politicas públicas nacionais.”, comenta o gestor do Audiovisual da Secult, Felipe Rego.

Mesas, Palestras e Ações Formativas

Durante a 8ª edição do NordesteLAB, serão realizadas cinco mesas temáticas, que irão discutir diversos assuntos do mercado audiovisual, entre eles: a descentralização de políticas públicas para o mercado audiovisual, editais de TVs públicas, entre outros. O evento ainda conta com a participação de representantes de instituições públicas e empresas privadas, como o Diretor da ANCINE, Paulo Alcoforado; a Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino; o Diretor de Formação e Inovação da Secretaria de Audiovisual do MinC; e a Diretora de Conteúdo Roteirizado da Warner Bros. Discovery, Sílvia Fu Elias.

Estreando na programação do NordesteLAB, a produtora audiovisual fundada em Salvador pela atriz Viola Davis e pelo ator Julius Tennon, a Ashé Ventures, fará sua primeira participação em eventos no Brasil desde a sua criação. O encontro será realizado no último dia (08) e aberto ao público. Além das mesas e palestras, o público que for prestigiar a programação do NordesteLAB também pode participar gratuitamente das masterclasses ministradas por participantes da Rede Paradiso de Talentos, que faz parte da ação Paradiso Multiplica.

Rodadas de Negócios

Ponto alto na programação do NordesteLAB, as Rodadas de Negócios conectam profissionais audiovisuais com grandes players do mercado. Este ano, foram mais de 1.600 envios de projetos 14 estados brasileiros para análise dos 26 players participantes, como: Ashé Ventures, Globo Filmes, GloboPlay, Telecine, Canal Brasil, Downtown Filmes, Vitrine Filmes, entre outros.

As inscrições foram realizadas previamente com exclusividade para empresas produtoras audiovisuais independentes de qualquer porte com CNPJ, incluindo com registro MEI, com sede nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Os participantes que tiveram projetos selecionados para as Rodadas de Negócios também participam de atividades exclusivas, como: Clínicas Jurídicas e Masterclass de Sincronização e Negócios Musicais no Audiovisual, ministrada pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).

Para conferir a programação completa, acesse: www.nordestelab.com.br

Serviço:

O que: NordesteLAB 2023

Quando: 05 a 08/12/2023

Onde: Cine Glauber Rocha (dia 05) e Goethe Institut (dias 06, 07 e 08)

Quanto: Gratuito

Instagram: @nordestelab

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.