domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BC ALERTA PARA GOLPE DO DINHEIRO ‘ESQUECIDO’ COM UM APLICATIVO FALSO

LIZANDRA MUNIZ - 01/12/2023 16:20

O Banco Central (BC) advertiu sobre um novo golpe que usa um aplicativo falso para acessar a conta de beneficiários dos valores a receber, chamado como “dinheiro esquecido”. O app é oferecido por meio de anúncios do Facebook, segundo o BC

O “dinheiro esquecido” é o montante depositado em contas bancárias e que ainda não foi resgatado por correntistas, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

Ainda de acordo com o BC, o anúncio é divulgado na rede social, é acompanhado de um link para baixá-lo e, supostamente, verificar o saldo. Além disso, apresenta-se um trecho de uma reportagem que mostra imagens de uma pessoa mexendo no celular orientando as potenciais vítimas a baixarem o aplicativo e verificarem a quantia disponível.

É cobrada uma taxa para realização o serviço de consulta de valores e a solicitação de resgate. Tanto a consulta de valores quanto o pedido de resgate de saldo esquecidos são gratuitos no Banco Central e não precisa pagar nenhuma taxa.

Segundo a Agência Brasil, o aplicativo falso foi retirado do ar pelo Google Play Store. A autoridade monetária diz, em nota, que a plataforma não existe e destaca que não envia links nem e-mails a correntistas.

“O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, diz a nota.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.