segunda, 04 de março de 2024
Euro 5.379 Dólar 4.9545

VIOLÊNCIA CONTRA MOTORISTAS DE APLICATIVOS É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

João Paulo - 29/11/2023 10:36

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia promoveu, na manhã desta terça-feira (28), uma audiência pública com intuito de debater a violência contra motoristas e mototaxistas de aplicativo na Bahia.

Além de tratar da violência contra os motoristas e mototaxistas de aplicativos, os parlamentares também dialogaram sobre algumas demandas apresentadas pelos motoristas, a exemplo de falta de reconhecimento profissional, além da precarização das condições de trabalho e a ausência de benefícios trabalhistas.

Segundo o deputado Pablo Roberto, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, esse movimento em prol da categoria não encerra na audiência. “Vamos continuar lutando por essa causa, defendendo essa pauta. Não podemos normalizar os três latrocínios a motoristas de aplicativos e os mais de 270 assaltos de janeiro a agosto deste ano. Essa infeliz realidade requer uma atenção especial por parte do parlamento”, disse o deputado.

Douglas Carvalho, motorista de aplicativo, presente na audiência desta manhã, comentou a importância dessa discussão. “Agradecer ao deputado Pablo Roberto pela coragem de abraçar esse tema, trazendo esse debate, e de enfrentar grandes empresas como a Uber, em prol da nossa classe de trabalhadores. Um debate extremamente importante e necessário, e que não vai parar por aqui, já que temos o comprometimento dos deputados da Comissão com a causa”, afirmou Douglas.

Entre as pautas para melhoria nas condições de segurança, os motoristas alegam que precisam saber sobre o destino final de suas corridas. “Não dá mais pra gente não saber pra onde estamos indo, isso contribui com todas as situações que culminam até em morte”, concluiu o motorista.

Além do deputado Pablo Roberto, comporam a mesa da audiência pública a deputada Neusa Cadore; o delegado da Polícia Civil, Tiago Rodrigues; o coronel da Polícia Militar, Lucas Palma; a representante  do aplicativo Indriver, Sabrina Quintino; o presidente da Cooperativa Mista de Motoristas e Mototaxistas por Aplicativo (COOPMMAP-BA), Vick Passos; o representante do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, Gerlan Alves; o presidente do Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado, Zilmar Gomes; além de representantes de associações, sindicatos e cooperativas dos motoristas e mototaxistas de aplicativos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.