sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MINISTRO DO TRABALHO DIZ QUE PROJETO SOBRE SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS SÓ DEVE SER ENVIADO EM 2024

João Paulo - 29/11/2023 06:58

O governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva deve encaminhar apenas em 2024 o novo projeto do programa saque aniversário do FGTS. a informação veio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho em entrevista à imprensa. O saque-aniversário permite ao trabalhador sacar parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário, mas caso o trabalhador seja demitido, pode sacar apenas o valor referente à multa rescisória, não podendo sacar o valor integral da conta — este é um dos pontos criticados por Luiz Marinho.

“Acho que teremos dificuldade de sanar esse problema esse ano e provavelmente nós só conseguiremos fazer, encaminhar para o Congresso Nacional no começo do ano, tenho tratado disso com a Casa Civil reiteradamente, falei recentemente com o presidente Lula”, disse o ministro durante reunião do Conselho Curador do FGTS.

No início de outubro, o ministro disse que recebeu aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para enviar o projeto ao Congresso. Dias depois, Luiz Marinho voltou ao tema e afirmou que a proposta deveria ser enviada “na próxima semana” — ou seja, no final de outubro, previsão que não se concretizou. Nesta terça-feira, Luiz Marinho não explicou o que levou ao adiamento do envio do projeto ao Congresso Nacional, mas citou que o tema depende de tramitação interna no governo antes do envio aos parlamentares.

“Esse é um compromisso que temos, as nossas devidas desculpas por não conseguir encontrar a solução, porque isso depende de tramitação de projeto internamente no governo, posteriormente no parlamento brasileiro porque está amarrado em uma lei, é preciso revogação total ou parcial dessa lei pra dar acesso a essa garantia aos trabalhadores”.

O que vai mudar?

O ministro não deu detalhes das mudanças que devem ser propostas pelo governo federal, mas em setembro o Ministério do Trabalho informou, por nota, que a proposta em análise permite “ao trabalhador que optar pela modalidade de saque-aniversário a possibilidade de sacar também o saldo da conta, não apenas a multa rescisória”. Segundo a pasta, essa mudança seria capaz de “corrigir uma distorção, uma injustiça contra o trabalhador”.

Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.