Chegando perto do Dia Mundial do Combate a AIDS, que é no dia 1°de dezembro, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 64% da população não usa preservativos na relação sexual e 33% dos brasileiros já tiveram relação sem camisinha fora do relacionamento.
Adicionalmente, o estudo revelou que cerca de 1 milhão de indivíduos foram diagnosticados com Infecção Sexualmente Transmissível (IST) durante 2019, o que corresponde a 0,6% da população com 18 anos de idade ou mais.
De acordo com a Luciana Persoli, Diretora de Marketing da DKT South America, uma das razões apontadas para a queda é que os jovens têm se mostrado menos preocupado com a possibilidade de contrair uma IST e mais com as chances de uma gravidez indesejada. “Atualmente, existem muitos tipos de anticoncepcionais capazes de fornecer um planejamento familiar, mas uma gestação não é a única consequência que se pode adquirir depois de uma relação sexual. Nesses casos, o preservativo é o único método capaz de evitar a transmissão de um vírus e/ou doença”, explica.
A DKT South America é reconhecida internacionalmente por sua missão de fornecer um planejamento familiar para diversas famílias em toda a América do Sul, além de incentivar a conscientização sobre os cuidados e prevenção contra o HIV/AIDS.
(Portal A Tarde)
Foto: Camila Souza/GOVBA