quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

MOVIMENTO DO COMÉRCIO BRASILEIRO CRESCE 1,7% EM OUTUBRO, REVELA SERASA EXPERIAN

Victoria Isabel - 27/11/2023 10:57 - Atualizado 27/11/2023

Em outubro, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o varejo físico brasileiro cresceu 1,7%, o maior resultado desde novembro de 2022, quando o indicador chegou a 2,4%.

“Datas comemorativas que incentivam o consumo, como o Dia das Crianças em outubro, naturalmente costumam impulsionar os resultados do comércio. Com a chegada dos meses de novembro e dezembro, onde os consumidores se preparam para as festividades e contam com o 13° salário, a tendência é que o indicador mantenha números positivos”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Veja, no gráfico abaixo, a variação mensal dos últimos 12 meses:

Ainda segundo o levantamento, dos segmentos contemplados pelo Indicador de Atividade do Comércio, o de “Veículos, Motos e Peças” se destacou com avanço de 4,0% em relação a setembro, e Rabi afirma que isso se dá pelo alto volume de vendas de automóveis e motocicletas em outubro, segundo dados da Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Em seguida ficaram “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” e “Combustíveis e Lubrificantes”, ambos com 0,7%, “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (0,5%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,2%) e Material de Construção”, que foi o único a registrar baixa (-0,2%). Confira o comparativo por setor no gráfico a seguir:

Na comparação anual do indicador, os dados também foram animadores, com “Veículos, Motos e Peças” atingindo um crescimento de 4,0% frente a outubro de 2022. Nesse cenário, “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” teve o melhor desempenho (9,8%), e “Material de Construção” o pior (-2,4%).

Foto: freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.