O lançamento nacional do livro “TURBULÊNCIAS E DESAFIOS: o Brasil e o mundo na crise do capitalismo” acontecerá na próxima quinta-feira (30), a partir das 19h, no Museu de Arte da Bahia. De autoria de Jorge Almeida e Eliziário Andrade, o livro traz artigos escritos em meio às turbulências da crise estrutural do capitalismo e da pandemia da Covid-19.
Após uma breve apresentação da obra, haverá uma noite de autógrafos dos autores e uma confraternização entre as pessoas presentes.
Segundo os artigos, a pandemia expôs o desajuste ambiental provocado pela ação destrutiva do capital em sua crise múltipla: econômica, financeira, social, geopolítica, ambiental, energética, alimentar e sanitária.
No Brasil, foram as turbulências de um país governado pela extrema-direita que aprofundou o autoritarismo, a desigualdade, a quebra de direitos e as diversas formas de opressão e enfraqueceu a soberania nacional.
No mundo em que o imperialismo unipolar dos EUA transita para uma bipolarização geopolítica e onde o presidente neofascista do Brasil foi derrotado, os artigos discutem também os desafios do governo Lula da Silva.
Há desafios para a resistência popular mas também para os intelectuais, pois, nunca é demais repetir Sun Tzu que, há cerca de 2.500 anos atrás, dizia que “se você se conhece bem e ao inimigo não precisa temer o resultado de uma centena de combates”. Partindo dos temas da atualidade, a realidade é analisada de modo abrangente, para além das aparências mais visíveis do presente.
São 27 artigos, nos campos da Ciência Política, História, Economia Política e Relações Internacionais, publicados entre 2020 e 2022 em A Terra é Redonda, Le Monde Diplomatique, Outras Palavras, Congresso em Foco, redes da ANPOCS, Holofote, Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) e Observatório da Crise (ODC).
O prefácio é de Ricardo Musse (USP) e a apresentação de Graça Druck (UFBA), que está presente na apresentação.
Dados dos autores
Jorge Almeida é professor do Departamento de Ciência Política e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFBA. Tem doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e pós-doutorado em Relações Internacionais como Visiting Scholar na SOAS (School of Oriental and African Studies)/University of London. Autor de “Marketing Político, hegemonia e contra-hegemonia”. Coordena o Grupo de Pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-Hegemonia. [email protected]
Eliziário Andrade é historiador, professor titular aposentado da UNEB, associado ao Departamento de Ciências Humanas, curso de História. Tem doutorado em História Econômica pela Universidade de Oviedo – Astúrias/Espanha. Autor de livros como: “A nova ofensiva do capital sobre o trabalho”, “Transformismo da Esquerda”, “Marx, modernidade e revolução”. [email protected]
Foto: Divulgação