domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.8917 Dólar 5.5988

PAGAMENTO POR PIX REGISTRA ALTA NO SETOR DE BARES E RESTAURANTES EM OUTUBRO

Emilly Lima - 24/11/2023 17:29 - Atualizado 24/11/2023

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), realizada no mês de outubro, apontou que houve um aumento do pagamento via pix no setor. Hoje, o pix é mais utilizado que o cartão de débito e a mudança no comportamento dos consumidores já é sentida na prática, principalmente, pelos estabelecimentos que vendem no delivery.

Segundo os dados, cerca de 15% dos pagamentos nesta modalidade são feitos por Pix, enquanto o uso do cartão de débito apresenta um índice de 12%. Mesmo com a alteração significativa, o cartão de crédito ainda é a opção para maior parte dos clientes com 73% de utilização.

Já quando o assunto é pagamento no balcão, ou seja, nos próprios estabelecimentos, a participação do Pix é mais tímida, embora tenha dobrado nos últimos 6 meses. De acordo com a pesquisa da Abrasel de outubro, cerca de 6% dos clientes optaram por pagamento pelo Pix – em pesquisa feita em março de 2023, eram 3%. Diferente do delivery, nos balcões o cartão de débito ganha do Pix, chegando a 24%. Os cartões de crédito têm participação de 66%.

Pagamento em espécie quase desaparece

A preferência atual dos consumidores fica ainda mais evidente quando o uso do dinheiro em espécie é observado. Nos pagamentos em balcão, apenas 1% dos clientes utilizaram esta modalidade, enquanto no delivery a opção não chegou a 1%. De acordo com os dados, o caminho para os empreendedores é facilitar pagamentos virtuais e pelo cartão.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.