sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RELATOR NA CÂMARA QUER INCLUIR AGRONEGÓCIO EM PROPOSTA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE CARBONO

LIZANDRA MUNIZ - 22/11/2023 18:14

O deputado Aliel Machado (PV-PR), relator do projeto de lei que regula o mercado de carbono no Brasil, declarou nesta quarta-feira (22), que quer incluir o setor do agronegócio na proposta.

No momento, projeto, que já foi aprovado pelo Senado, está sendo analisado na Câmara, cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). É um órgão que será responsável pela gestão do mercado de carbono no Brasil.

No mercado em questão, o crédito de carbono atua como um meio de transferência de recursos com o objetivo de fomentar iniciativas para que visa promover ações para enfrentar o aquecimento global e alcançar as metas de redução de emissões.

As atividades primárias da agricultura e pecuária ficaram de fora da regulação, no projeto aprovado no Senado em outubro. Relator da proposta na Câmara, Aliel Machado reconhece que a inclusão do agronegócio no mercado de carbono só vai se concretizar se a bancada ruralista aceitar.

“Fiz uma proposta ao agro de inclusão (no mercado regulado). O agro só entrará se achar que deve entrar”, disse o deputado. “O agro tem sua força no parlamento e construiu isso junto à população brasileira. E a força do parlamento representa a vontade do povo, portanto, as vontades políticas precisam ser respeitadas”, acrescentou Aliel.

(G1)

 

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.