sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

REDES DE ÁGUA SÃO MAPEADAS EM TEIXEIRA DE FREITAS COM AJUDA DE TECNOLOGIA

João Paulo - 22/11/2023 08:20

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) investiu R$ 530 mil na contratação do serviço de Georadar (Ground Penetrating Radar), uma espécie de ultrassom do solo, que atua de forma a identificar tubulações aterradas, permitindo a atualização do cadastro técnico das redes de distribuição de água tratada sem a necessidade de escavações e bloqueios em vias públicas. O serviço foi iniciado no município de Teixeira de Freitas devido ao seu sistema de abastecimento de água possuir mais de 74 anos de existência, sendo necessária a atualização cadastral técnica para intervenções futuras.

A tecnologia permite a localização de tubulações existentes por meio de um sensor que desliza sobre a superfície do solo, identificando e registrando posicionamento, profundidade e tipo de material, minimizando, dessa forma, o impacto de escavações e interferências no trânsito para essa identificação e garantindo um maior conhecimento sobre essa infraestrutura enterrada para a programação de manutenções ou futuras substituições visando uma melhor prestação do serviço.

Com o mapa detalhado, a empresa terá maior precisão na hora de atuar na manutenção, reparos ou obras futuras. “É cada vez mais significativa a importância da tecnologia nas empresas e isso não é diferente na Embasa, que tem investido em dispositivos e ferramentas que promovem melhorias operacionais”, disse Damiraldo Silveira, gerente regional da Embasa.

O cadastro técnico da rede distribuidora de água subsidia o planejamento de manutenções preventivas, reduzindo a incidência de paradas para correção de vazamentos e, com isso, promove maior segurança operacional e regularidade na prestação do abastecimento de água. “É uma importante ferramenta para as tomadas de decisão da empresa, bem como para implantação de novas redes de abastecimento e correção de vazamentos em tempo hábil”, explicou Filipe Barcellos, engenheiro civil e gerente operacional de água da Embasa.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.