BAHIA: PRODUÇÃO BAIANA DE CACAU ESTÁ EM FRANCA RECUPERAÇÃO

BAHIA: PRODUÇÃO BAIANA DE CACAU ESTÁ EM FRANCA RECUPERAÇÃO

A safra baiana de cacau bateu recordes em 2021. Dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), apresentados na Câmara Setorial do Cacau dão conta que de janeiro a outubro de 2021 a Bahia teve uma produção de 118 mil toneladas, uma alta de 41% frente ao ano passado, representando 70,74% da entrega nacional de cacau neste ano. Enquanto isso, o Pará teve uma retração de 33%, entregando às indústrias 43.156 toneladas, no mesmo período.

“Estes dados mostram a força das nossas lavouras de cacau e as ações implementadas pelas secretarias da Agricultura e Desenvolvimento Rural no sentido de potencializar esta importante cadeia produtiva”, explicou o secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira.

O titular da pasta da agricultura do Estado ainda acrestou que a cacauicultura baiana está mesmo em uma boa fase, inclusive, tendo suas amêndoas premiadas, como ocorreu na noite desta segunda-feira(22), durante a III Edição do Concurso Nacional do Cacau, que ocorreu em Ilhéus. Na ocasião, ele entregou o prêmio à primeira colocada da categoria varietal, Cláudia Calmon de Sá, da Fazenda Cantagalo, Sul da Bahia. Em segundo lugar, ficou a Vale do Juliana Fruticultura, também localizada no Sul da Bahia.

Foto: divulgação