A execução das obras das pontes e das rodovias baianas ganha um reforço importante para o controle e a manutenção da qualidade das entregas. A partir deste mês de novembro, os serviços que estão em execução pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) receberão a visita de um laboratório móvel, que fará a análise dos materiais utilizados, além de verificar, por exemplo, a espessura das camadas e o teor do asfalto utilizado nas recuperações e pavimentações das vias.
Embora a Seinfra já realize análises das diversas etapas de construção em seu laboratório central, a demanda crescente tornou indispensável uma estrutura mais flexível e presente em campo, nos locais onde as obras estão em andamento. “Estamos inovando com este laboratório itinerante, avançando para um controle tecnológico preventivo das obras e evitando que os serviços sejam feitos fora das normas técnicas, causando possíveis desconfortos para a população, prejuízos ao erário público e, também, para as empresas executoras.”, explica o superintendente de Infraestrutura de Transportes da Seinfra, Saulo Pontes.
O objetivo do laboratório móvel é garantir que os serviços sejam prestados com qualidade, permitindo uma abordagem proativa, identificando possíveis problemas, para que não se transformem em falhas significativas. A CAVA, empresa de consultoria contratada pela Seinfra para apoiar a fiscalização das obras em andamento, é a proprietária do equipamento. Ao estar presente no local da construção, o laboratório móvel permite uma avaliação em tempo real das diferentes fases do projeto, identificando as potenciais falhas, assegurando que os padrões de qualidade estabelecidos, sejam mantidos a partir do inicio da execução das obras.
FOTO: Divulgação