sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

COM ENTREGA DO TRECHO 2, BRT TERÁ MAIS 3 LINHAS E 58 NOVOS ÔNIBUS ATÉ O FINAL DO ANO

Victoria Isabel - 24/04/2024 19:00

Nesta quinta-feira (25), Salvador receberá o trecho 2 do BRT, que conecta a região do Parque da Cidade à Estação da Lapa. Com isso, todo o sistema de transporte, ligando a rodoviária à estação da Lapa, será disponibilizado para a população da capital baiana. A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Bruno Reis, do ministro das Cidades do Governo Federal, Jader Filho, e outras autoridades.

O percurso do trecho 2, que se estende por 7 km, é o maior do modal de transporte público, e vai beneficiar diretamente a população de 15 bairros da capital baiana. Com a entrega do novo trecho, entrará em operação a nova linha do BRT de Salvador, a B4, que vai funcionar inicialmente de maneira assistida em fase de observação e ajustes.

A linha vai interligar a Estação Pituba, próxima à sede da Apae, e a Estação da Lapa, com viagens nos dois sentidos. Os usuários poderão embarcar ou desembarcar também nas novas estações Cidade Jardim e Rio Vermelho, demais paradas que farão parte desse período piloto do modal.

Quando o BRT estiver em operação plena, o trajeto entre a Lapa e a rodoviária poderá ser feito em cerca de 16 minutos (de forma expressa). Neste primeiro momento, a operação será feita de maneira assistida e avaliada a cada 15 dias, com possibilidade de ampliação do tempo de funcionamento da linha ou do número de estações.

O segundo trecho do BRT se estende pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Vale do Tororó. O percurso tem oito estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. As estações entrarão em funcionamento aos poucos, de acordo com a evolução da operação assistida, garantindo que o serviço seja prestado de maneira satisfatória ao usuário. “Isso vai ocorrer justamente para que a gente possa fazer os ajustes necessários no sistema”, explica o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller.

O trecho 2 do BRT beneficia diretamente a população de 15 bairros pelos quais ele passa: Santa Cruz, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Brotas, Horto, Engenho Velho da Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Tororó, Barris, Nazaré e Centro. Além disso, é possível realizar a integração com outros modais por meio do Salvador Card, como o Metrô e os ônibus convencionais. Ao todo, o BRT passará agora por 18 bairros da capital baiana.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.