sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MAIORIA DAS PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS SE PREPARA PARA ATUAR SEM DINHEIRO FÍSICO

LUIZA SANTOS - 21/11/2023 11:22

Um estudo realizado pela Visa mostra que 58% das pequenas empresas brasileiras se prepara para operar totalmente sem dinheiro físico nos próximos dois anos. De acordo com a pesquisa, 92% dos empresários do Brasil esperam, em algum momento, operar de forma 100% digital.

Além disso, uma outra pesquisa, realizada pela Accenture, mostra que o Brasil é um dos líderes globais na utilização do método A2A (conta para conta, em tradução livre) instantâneo, em que o dinheiro é transferido diretamente de uma conta bancária para outra.

“Se você perguntar à maioria das pessoas nas grandes cidades do Brasil, a maioria provavelmente dirá que vêm usando cada vez menos dinheiro em espécie. Inclusive, existem até mesmo pessoas que passam meses e anos sem realmente tocar em uma nota. Além da tecnologia, pagar digitalmente é mais cômodo, pois evita imbróglios comuns ao se usar a moeda física, como a falta de troco e a necessidade de sempre se dirigir ao banco para sacar mais dinheiro”, pontuou Nathan Marion, gerente geral da Yuno, orquestradora global de pagamentos.

Do ponto de vista do comerciante, o pagamento digital, principalmente via Pix, é mais seguro e dá menos margem a fraudes. “Dados do Banco Central mostram que, somente no ano passado, mais de 400 mil notas falsas circularam no Brasil, o que lesa milhares de comércios no país. Quando o pagamento acontece por meio do Pix, o dinheiro já entra diretamente na conta do comerciante de forma imediata, evitando assim o risco de fraudes”, explica Marion.

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) aponta que a soma de transações no e-commerce foi de R$ 187 bilhões no último ano, um aumento de 20% se comparado a 2021. “Isso por si só já mostra o quão essa categoria é uma realidade na vida dos brasileiros, que preferem a comodidade de comprar online ao invés de se terem que peregrinar por diversos lugares atrás de melhor oferta”, explica Nathan Marion

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.