sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CULTIVO DE SORGO DEVE CRESCER 12% NA BAHIA DURANTE SAFRA 2023/2024

LUIZA SANTOS - 20/11/2023 14:58 - Atualizado 20/11/2023

O sorgo desponta como uma alternativa cada vez mais atraente para os produtores rurais. Informações recentes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) revelam que, na safra agrícola 2023/2024, houve um crescimento de 190 mil hectares, representando um aumento significativo de 12% em relação à safra anterior.

Destaca-se como um indicador marcante na substituição do milho pelo sorgo, mudança impulsionada pelas características vantajosas do grão e representa uma tendência relevante no cenário agrícola atual.

A produção desta cultura no Brasil está concentrada em sua maior parte na região Centro-Oeste. No entanto, estados como a Bahia e Rio Grande do Sul têm destaque no manejo do sorgo. No contexto regional, é importante destacar que, na Bahia, o plantio do sorgo está programado para fevereiro de 2024, sucedendo a semeadura da soja.

Essa estratégia de sucessão de culturas evidencia a adaptabilidade do sorgo ao calendário agrícola, consolidando-se como uma opção viável para os agricultores baianos. A previsão é que essa transição beneficie aqueles que plantam, fornecendo uma colheita eficiente e contribuindo para a diversificação e sustentabilidade das práticas agrícolas na região, explica Alan Malinski, Diretor Executivo da AIBA.

O aumento na área plantada de sorgo, em detrimento do milho, pode ser atribuído a uma série de fatores. O grão demonstra ser uma escolha mais resistente à escassez hídrica, oferecendo uma alternativa potencial em regiões onde a disponibilidade de água é uma preocupação constante. Além disso, o sorgo apresenta um menor custo de produção, tornando-se uma opção econômica e eficiente para os agricultores.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.