domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ABIQUIM E FIEB DEBATEM COMPETITIVIDADE DO SETOR QUÍMICO NA BAHIA

Victoria Isabel - 20/11/2023 12:06

Na manhã desta segunda-feira (20), a Abiquim e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) realizaram o Seminário ‘Competitividade da Indústria Química na Bahia e no Brasil’ na sede da entidade, localizada no bairro do Stiep, em Salvador. Durante o encontro, foram debatidos temas como os impactos do cenário internacional sobre o setor químico, além da apresentação de propostas emergenciais e estruturantes para impulsionar o crescimento do setor.

O Presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, esteve presente e abordou o papel da Bahia na indústria química “Acho que ela [a indústria química na Bahia] tem um peso muito grande na geração de valor e na arrecadação de impostos. Além de um papel fundamental em toda uma cadeia produtiva que sucede à própria indústria.”

Passos falou também sobre o complexo petroquímico baiano.“Fala-se muito da ‘neoindustrialização’, mas não podemos pensar só nela, esquecendo o que temos. Eu acho que foi feito ao longo de muitos anos o complexo petroquímico aqui na Bahia, e esse complexo ainda tem muito por gerar dentro do estado, até porque ele busca se renovar dentro dos aspectos ambientais que tanto se discutem na sociedade.”, frisou Passos.

Marcelo Pimentel, Gerente de Relações Institucionais da Abiquim, ressaltou que o setor químico no Brasil é o maior pagador de tributos federais e o segundo maior PIB da indústria de transformação, além de ser responsável pela geração de mais de 2 milhões de empregos.

Pimentel citou ainda o papel da empresa com a sustentabilidade “Nós, por uma cesta de produtos estratégicos, emitimos entre 5 e 35% menos na produção de gás e efeito estufa que a Europa, e entre 15 e 51% para os nossos concorrentes no resto do mundo. Então, o dever de casa da sustentabilidade, a gente já vem fazendo há um tempo. E isso tem tudo a ver com a Bahia.”, afirmou.

“ As discussões da Abiquim no governo federal, do desenvolvimento do país, para a não industrialização, para a geração de empregos, para o desenvolvimento econômico em geral, passam por vários temas que são relevantes aqui e tem tudo a ver com sustentabilidade”, completou.

Foto: Victoria Isabel

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.