Após o calor extremo de mais de 40ºC que atingiu 16 estados do país, a previsão é de que a partir da segunda-feira (20) a temperatura caia cerca de 10ºC em ao menos cinco capitais. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) terão mudança de tempo, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Nesta semana, o estado de São Paulo amanheceu na terça-feira com as maiores temperaturas do Brasil. A capital paulista atingiu a marca de 37,8ºC, quase um recorde histórico. No entanto, a partir de domingo a temperatura cai e a previsão fica em 26°C. Na segunda-feira, o calor diminui ainda mais, ficando entre 23°C e 19ºC, com chances de pancadas de chuva isoladas. A cidade do Rio de Janeiro segue a mesma tendência. Os 41ºC registrados nesta sexta-feira (17) deve cair para 28°C na segunda. O início da semana carioca será de céu encoberto com chuva.
Belo Horizonte (MG) também começa a próxima semana com máxima de 28°C e mínima de 20ºC. A previsão é de dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) devem registrar uma queda na temperatura de 11ºC e 10ºC, respectivamente. Assim como nas capitais do Sudeste, o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Foto: Foto: Roberto Moreyra/Agência O Globo