Em busca de reabilitação, a seleção brasileira enfrenta a Colômbia nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Metropolitano de Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil vem de uma data Fifa ruim. Em outubro, empatou com a Venezuela, em casa, e perdeu para o Uruguai, em Montevidéu.
Com isso, caiu a invencibilidade da Seleção nas Eliminatórias que já durava 37 jogos e sete anos. O Brasil ocupa a terceira colocação nas Eliminatórias, com sete pontos, cinco a menos do que a líder Argentina. Já a Colômbia, com uma vitória e três empates soma seis pontos e está na quinta colocação.
No último confronto, no mesmo estádio, as seleções empataram sem gols. O Brasil não ganha na Colômbia desde 2003, mas leva ampla vantagem no retrospecto do confronto: 20 vitórias, 11 empates e apenas três derrotas. A Seleção não tem dois de seus pilares nesta data Fifa: Casemiro e Neymar, machucados, desfalcam a equipe. Além deles, o goleiro Ederson também está fora.
Assim, Fernando Diniz manteve a estrutura utilizada nos primeiros jogos das Eliminatórias e optou por um ataque mais leve e móvel, com a entrada de Gabriel Martinelli, que vive bom momento no Arsenal. No gol, Alisson retoma a posição. E no meio quem ganha chance é André. Provável escalação: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr e Gabriel Martinelli.
Em busca da primeira vitória sobre o Brasil em Eliminatórias, a Colômbia tem como dúvida o substituto de John Arias, que está suspenso. O técnico argentino Néstor Lorenzo pode reforçar o meio de campo ou optar pela entrada de mais um atacante. Os cafeteros contam com o atacante Luis Díaz, que nesta semana reencontrou o pai que havia sido sequestrado.
Já James Rodríguez, que desfalcou o São Paulo nos últimos jogos, está recuperado de um desconforto no músculo adutor esquerdo e também deve iniciar a partida. Provável escalação: Vargas; Muñoz, Cuesta, Sánchez e Machado; Lerma, Uribe, Kevin Castaño (Richard Ríos ou Carrascal), James Rodríguez, Luis Díaz e Borré.
Arbitragem
Árbitro: Andres Matonte (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran e Martin Soppi (ambos do Uruguai)
Quarto árbitro: Mathias de Armas (Uruguai)
VAR: Leodán González (Uruguai)
Foto: André Durão / MoWA Press