domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SALVADOR: PROVA DE VIDA DIGITAL SEGUE ATÉ 1º DE DEZEMBRO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREFEITURA

Emilly Lima - 14/11/2023 16:24 - Atualizado 14/11/2023

O Fundo Municipal de Previdência de Salvador (Fumpres) segue, até o dia 1º de dezembro, com o recadastramento e prova de vida digital dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador. O processo é feito através do aplicativo Meu RPPS ou do site oficial (www.previdencia.salvador.ba.gov.br). A modernização tem o objetivo de proporcionar uma experiência mais eficiente e cômoda para os aposentados e pensionistas.

Apenas quatro documentos são necessários para a atualização: documento de identificação com foto (frente e verso), em perfeito estado de conservação (RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação – CNH ou de conselho de classe); comprovante de residência em nome do servidor, emitido nos últimos 90 dias (se em nome de terceiro, juntar declaração de residência assinada eletronicamente pelo servidor); Declaração de Benefício junto ao INSS, emitida nos últimos 30 dias, disponível no aplicativo ou site do Meu INSS e o Extrato Previdenciário – CNIS, com discriminação dos vínculos, emitido nos últimos 30 dias, disponível no aplicativo ou site do Meu INSS.

O diretor do Fumpres e atual subsecretário da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Daniel Ribeiro, destaca a simplificação do processo, reduzindo a exigência documental para apenas quatro itens. Com isso, foi possível facilitar ainda mais o recadastramento, tornando o procedimento mais acessível aos beneficiários.

Ribeiro também ressaltou que esta edição representa um marco, sendo o primeiro recadastramento totalmente on-line. “Nos anos anteriores, os beneficiários enfrentaram a prova de vida, um processo mais simples que demandava menos documentos. A transição para um formato 100% digital, no entanto, não está isenta de desafios, especialmente para alguns aposentados e pensionistas”, declara.

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.