sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

CNC PREVÊ 108 MIL NOVAS VAGAS DE EMPREGO PARA O FIM DO ANO NO BRASIL

João Paulo - 14/11/2023 09:00

Com a chegada das festas de fim ano, as vendas no comércio aumentam e o varejo faz contratações de trabalhadores temporários. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de ter 108,5 mil vagas preenchidas, o que representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando obteve apenas 97,9 mil contratações neste período. Se bater a meta proposta deste deste ano, esse contingente de mão de obra será o maior desde 2013, quando 115,5 mil pessoas ocuparam vagas temporárias.

O final de ano é bastante aguardado pelas pessoas, além de ser um período festivo é também quando o 13° salário cai na conta e a população brasileira pode finalmente quitar dívidas, aproveitar as grandes promoções como black friday para comprar roupas e eletrodomésticos. Tudo isso, acaba gerando uma alta expectativas de empregos nas lojas, e a procura acaba sendo bastante intensa, começando a partir do mês de outubro a serem selecionados os candidatos às vagas deste período.

Entre os setores que mais geram ofertas de emprego neste período festivo são os hiper e supermercados que lideram as contratações, oferecendo 45,47 mil vagas, em seguida o setor de vestuário, com 25,17 mil vagas, setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil, setor de papelaria e livrarias, com 9,31 mil, e por último, móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.

O economista da Fecomércio, Guilherme Dietze, comenta os setores mais procurados e salienta as expectativas para as vagas temporárias de final de ano. “Não temos uma  projeção de quais regiões terá uma maior propensão a vagas de trabalho, mas no período do fim de ano, os setores de vestuário, calçados, eletrodomésticos têm uma tendência a ter uma maior vendagem e ofertas de emprego temporários. A economia baiana vai gerar muitos lucros, além dos setores básicos como supermercados e farmácias, que tem um crescimento de 5,9% e 8,1%. Visto que o saldo devedor de inadimplentes deu uma queda após projetos de renegociação de dívidas que o governo propôs. O contingente empregatício está bastante propício aos números que foram estipulados da CNC”, afirma o economista.

E como a tendência é de melhora nas vendas em 2024, com crédito mais barato, mais emprego e inflação baixa, a orientação é que o profissional se dedique, mostre seus diferenciais, consiga dar resultado financeiro ao estabelecimento para que suba as chances de ser efetivado e mantido na equipe no próximo ano.

Chance de efetivação

Mesmo sendo vagas temporárias, a possibilidade de efetivação pode ser alta se o indivíduo se destacar em seu trabalho. Os setores que mais tem contratação são as de vendedor, operador de caixa, almoxarife e armazenista. A taxa de efetivação deve ser de 14,2% neste ano de 2023, segundo projeção da CNC. Ainda com informações do levantamento, o salário médio de admissão no trabalho temporário de fim de ano deverá ser R$1.605.

Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.