sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

BAHIA DÁ INÍCIO À 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DA JUVENTUDE

João Paulo - 14/11/2023 07:20

A 4ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia foi aberta ontem (13), no auditório do Hotel Fiesta, no bairro Itaigara, em Salvador. Uma apresentação do grupo de jovens indígenas deu início ao evento. O tema desta edição é “Fortalecer o presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. O encontro ocorre até quarta-feira (15) e são esperadas cerca de 900 pessoas, entre delegados e observadores. Durante estes três dias, acontecem reuniões, mesas de debate, discussão dos grupos de trabalho, plenária final e eleição de delegados para a etapa nacional. Na ocasião, foi anunciado que até janeiro serão convocados mais dois mil jovens do Primeiro Emprego. Ao participar da abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do apoio do Governo Estadual à juventude baiana. Segundo ele, é preciso escutar os jovens para destinar os recursos públicos para as áreas sugeridas.

“Precisamos ouvir os jovens. O Estado é um fomentador, que viabiliza as políticas apontadas por ela, seja na área de saúde, primeiro emprego, cultura, esporte. Mas, eles precisam dar a direção. Vamos formar um forte grupo para ir a Brasília se juntar com a juventude do resto do país e fortalecer com o diálogo com a Presidência para políticas nacionais”, afirmou o governador. O governo baiano investiu mais de R$ 1,1 milhão na realização da etapa estadual, que é preparativa para a 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, por meio das secretarias de Educação e de Turismo. Nos últimos meses, foram realizadas conferências em 40 municípios, com a participação de sete mil pessoas. Esses encontros desempenharam papel fundamental na preparação do evento.

A representante da Conferência da Juventude de Mata de São João, Taylana Santana, destaca a relevância desse evento para a juventude. “Nós somos o futuro do Brasil. Jovens têm muitas ideias que podem promover mudanças na educação, por exemplo. E a gente gosta muito de falar sobre melhorias para o futuro, nosso e nossos filhos. Para o coordenador-geral de Políticas de Juventude (Cojuve), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Seria), Nivaldo Millet, o fortalecimento da pauta de juventude representa um avanço na agenda governamental baiana. “A 4ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia sintetiza o fortalecimento à institucionalização da política de juventude. Somos referência na construção dessa pauta, mas precisamos atualizar o Plano Estadual de Juventude, que completa 10 anos, e estabelecer novas diretrizes. A juventude é muito dinâmica e a de 10 anos atrás não é a mesma que está vivendo nesse momento”. De acordo com Nivaldo, uma das pautas principais a serem discutidas é investimento, seguida da necessidade de garantir um processo de escuta participativo.

Estavam presentes diversas autoridades, como o vice-governador Geraldo Júnior e os secretários da Cultura, Bruno Monteiro; de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; de Relações Institucionais, Luiz Caetano; de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; e as secretárias de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; da Saúde, Roberta Santana; e de Políticas para as Mulheres; Elisângela Araújo; da chefe de gabinete da Secretaria estadual da Educação, Rowenna Brito, além de Patrícia Pataxó, superintendente dos povos indígenas, Kitty, prefeita de Taperoá, deputados federais e estaduais e vereadores.

Nacional – A Conferência Nacional está marcada para ocorrer entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. Neste período, serão consolidadas as contribuições de todas as conferências estaduais, incluindo a da Bahia, em direção à formulação de políticas públicas nacionais que impactarão a vida dos jovens em todo o país. Seus debates serão organizados em torno dos 12 eixos do Estatuto da Juventude: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Do Direito ao Desporto e ao Lazer; Do Direito ao Território e à Mobilidade; Do Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Do Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional de Juventude.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.