domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EXCLUSIVO: GOVERNO NÃO VAI REPASSAR O PORTO DA FORD A BYD E ESTUDA EXPLORAR DIRETAMENTE O TERMINAL

Redação - 10/11/2023 19:00 - Atualizado 10/11/2023

O governo da Bahia não vai transferir o Porto da Ford, como é conhecido o Terminal Portuário Privativo Miguel Oliveira, localizado Porto de Aratu, em Candeias, para o complexo automobilístico da  BYD, que vai se instalar em Camaçari.  A ideia inicial é o próprio governo, através da empresa BahiaInveste assuma o controle do porto ou seja um acionista.

Para isso, a  empresa pública Infra S.A. , antiga Valec, irá desenvolver estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o governo da Bahia.

O contrato firmado com a BahiaInveste para a execução dos estudos foi aprovado na última semana pela diretoria executiva da Infra S.A. A estimativa é de que dentro de oito meses a empresa entregue ao governo baiano uma análise de custo e benefício sobre as possibilidades de exploração do terminal, bem como alternativas de modelos regulatórios para a exploração da infraestrutura.

O trabalho irá apresentar as necessidades de investimentos no terminal portuário, uma avaliação do potencial de mercado do modelo proposto e as formas de participação da BahiaInveste no processo de exploração econômica do ativo.

A infraestrutura estava concedida à montadora de veículos Ford e não movimenta cargas desde que a empresa deixou o país, em 2021.

O diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, destaca que o contrato com a BahiaInveste reforça a expertise da empresa no setor portuário.

“A Infra S.A. desenvolve estudos que já resultaram em dezenas de arrendamentos de terminais em portos por todo o litoral brasileiro. Esse estudo para o governo da Bahia demonstra a capacidade da empresa em desenvolver soluções em todos os modos de transportes”, disse o executivo. (Infra S.A)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.