sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BARES E RESTAURANTES DE SALVADOR SE PREPARAM PARA O VERÃO; EXPECTATIVAS SÃO ALTAS, MAS DESAFIOS PODEM DIFICULTAR

LUIZA SANTOS - 09/11/2023 16:59 - Atualizado 09/11/2023

A dois meses do verão, diversos setores já começam os preparativos para enfrentar a alta demanda. Em Salvador, a estação é aguardada, sobretudo, por bares e restaurantes, que tendem a ter bons frutos durante o período. Em entrevista ao Bahia Econômica, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Leandro Menezes, falou sobre as expectativas para o momento.

“Existe uma expectativa de aumento de 10% a 15% no faturamento quando comparado com as demais estações do ano. Lógico que nosso segmento é muito heterogêneo, e assim teremos alguns com perda de faturamento no verão, outros acima dessa expectativa, mas na média devemos alcançar esse número”, explicou.

De acordo com Leandro, em novembro o movimento já começa a ser intensificado, mas é apenas no início do ano que as vendas tendem a alavancar.

“Os meses de novembro e dezembro já temos a predominância do sol, e aumento no fluxo de turistas, mas os meses de janeiro e fevereiro acabam alavancando mais as vendas, e tendo maior importância, muito por conta das férias escolares, festas de largo e Carnaval”, pontuou Leandro.

Vale lembrar que em 2022, o país ainda se recuperava da pandemia de Covid-19 e, por isso, é esperado que este ano as vendas decolem ainda mais, se comparado com o período anterior. No entanto, o setor tem encontrado alguns desafios, que ainda são um reflexo da doença.

“Estamos esperando um acréscimo de 10% quando comparado ao verão anterior, e que o faturamento do segmento pré-pandemia possa ser alcançado ainda nessa estação. Ainda que tenhamos esse aumento de faturamento está havendo um aumento ainda maior de insumos e outras despesas, e como resultado disso temos uma média de 70% das empresas fechando o mês no prejuízo ou sem lucro, desde a retomada pós pandemia”, disse o presidente da Abrasel.

Para driblar outras possíveis situações indesejadas, empresários de todo o estado têm se preparado, sobretudo os de Salvador, onde se concentra um grande número de turistas durante a estação.

“É um momento muito especial para a imagem da Bahia, para a economia do estado, e portanto os bares e restaurantes trabalham também para contribuir nessa experiência positiva do turista. Contratação de mão de obra temporária para manter o nível de serviço, e suportar o aumento da demanda. Muitos cardápios são adaptados para o turista, com frutas e outros alimentos regionais e da estação. Por conta do aumento de fluxo de turistas, alguns estabelecimentos prolongam seu horário de funcionamento. Há um cuidado especial de toda a cadeia em receber e proporcionar uma grande experiência ao turista que escolheu nosso estado”, afirmou.

Há ainda uma outra dificuldade a ser enfrentada: a ausência do horário de verão. A medida foi suspensa em todo o país em 2019, e segue igual neste ano. O Ministério de Minas e Energia avaliou não ser necessária a retomada da estratégia, o que contraria o setor.

“O horário de verão, de maneira geral, acaba sendo benéfico aos bares e restaurantes. Temos um pouco mais de luz do sol para os visitantes aproveitarem nossos equipamentos turísticos. A luz do dia por mais tempo, traz uma maior sensação de segurança, estimula que as pessoas terminem seu trabalho e aproveitem um Happy Hour, por exemplo. Nosso segmento precisa de políticas de reparação e recuperação no momento, mas infelizmente não tem sido a realidade”, lamentou.

FOTO: Lígia Skowronski/VEJASP

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.