sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GOVERNO AMPLIA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL JOANES-IPITANGA

Emilly Lima - 08/11/2023 14:53 - Atualizado 08/11/2023

O Governo do Estado decretou nesta quarta-feira (8) a ampliação da área de proteção ambiental Joanes-Ipitanga, criada em 1999. A nova decisão, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) abrange parte dos municípios de Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Salvador e Dias d’Ávila. A nova área protegida é aproximada em 66.3 mil hectares.

Conforme publicação no A Tarde, de acordo com o decreto, a nova área de proteção ambiental tem como objetivo preservar as nascentes, as represas, os reservatórios e tributários dos rios Joanes e Ipitanga, além da sua região estuarina.

A medida visa ainda conservar e recuperar os ecossistemas existentes na área da APA JoanesIpitanga, representados por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas e dunas, de forma a garantir a qualidade de vida da população, além de promover o ordenamento e controle do uso do solo, dos recursos hídricos e dos demais recursos ambientais, inclusive o patrimônio histórico e cultural da região.

O decreto também estabelece a promoção e a integração entre os diversos atores sociais de forma a garantir e fortalecer a gestão participativa do território da unidade de conservação.

A área de proteção será administrada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, que adotará as medidas necessárias para a efetiva implementação e manejo.

O zoneamento da APA Joanes-Ipitanga consistirá na definição de setores ou zonas com objetivos de manejo e normas específicas, buscando proporcionar os meios e as condições para que os objetivos da unidade de conservação possam ser alcançados.

Foto: Divulgação/APA Joanes-Ipitanga

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.