“Cadê a pluralidade? A tão incensada diversidade não inclui os pensamentos distintos? Só por que o governo é de esquerda todo o mundo tem que rezar na mesma cartilha?”. O questionamento é do deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que repudia o cancelamento de patrocínio de evento do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) pelo governo do estado, através da Secult, por causa da participação do ex-ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo.
“Por ter tido a ousadia de abrir o leque para ventilar as instituições culturais da Bahia, o IGHB, sob a presidência do empresário e escritor Joaci Góes, virou alvo de perseguição ideológica. Não cabe ao estado usar os recursos públicos para financiar essa censura velada”, assinala o parlamentar liberal.
O deputado Leandro de Jesus já analisa medidas judiciais cabíveis para coibir o arbítrio. “A Constituição Federal não estabelece o pensamento único para a nação brasileira. Vivemos numa república democrática e não vamos nos calar diante desta tirania cultural, que nos tenta impor o PT.
Para o parlamentar, são ações dessa natureza que revelam as razões da pobreza cultural e artística em que vive a Bahia. “Não é à toa a barbárie nossa de cada dia. Trabalham contra a liberdade do povo”. Ex-ministro das Relações Exteriores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o diplomata Ernesto Araújo abrirá o ciclo de palestras sobre a Proclamação da República que o IGHB promove a partir da próxima quinta-feira (09), às 17 horas. O evento virtual será transmitido pelo canal de YouTube da entidade.
Foto: Divulgação