sexta, 14 de junho de 2024
Euro 5.8313 Dólar 5.3798

EXCLUSIVO: PARALISAÇÃO DA UNIGEL COLOCA MAIS DE 700 TRABALHADORES EM AVISO PRÉVIO E SINDICATO PROMETE MANIFESTAÇÕES

João Paulo - 03/11/2023 11:00 - Atualizado 03/11/2023

Em entrevista exclusiva ao Portal Bahia Econômica, o diretor do Sindiquímica Bahia, José Pinheiro, explicou que a guerra envolvendo Ucrânia e Rússia teve papel decisivo na paralisação das operações industriais da Unigel Agro BA (FAFEN-BA). Segundo o diretor a guerra elevou muito o preço do gás industrial e inviabilizou a manutenção da fábrica.

“Nós observamos uma alta muito grande no preço do gás de cozinha, devido a essa guerra entre Ucrânia e Rússia e isso inviabilizou a manutenção da produção da fábrica da Unigel Agro BA. Nós estamos muito preocupados com os trabalhadores da unidade. São 384 aqui na Bahia e mais 365 em Sergipe que se não houver uma solução esse mês estarão desempregados em Dezembro”, disse o diretor

Questionado sobre quais medidas poderiam ser adotadas Pinheiro explica que tem conversado com governo federal e com o governo da Bahia buscando soluções para evitar que a Petrobrás feche a fábrica e que até o momento não se chegou a nenhuma resposta objetiva.

“Nós estamos em contato com as autoridades, já fomos ao Rio de Janeiro conversar com a Petrobrás , temos reuniões com o secretário de desenvolvimento da Bahia, porém até o momento a resposta para a questão ainda não saiu. A Petrobras propôs  um contrato de Tolling que divide o custo de produção e os lucros, porém a resposta até o momento não apareceu e os trabalhadores estão assustados”, disse.

Sobre o indicativo de manifestações da classe, Pinheiro confirmou que caso não se chegue num acordo a classe pretende se manifestar “Com certeza, se não houver um acordo vamos fazer manifestações. São famílias que vieram do Paraná, famílias de jovens aprendiz que saíram do simatec recentemente, todos no aguardo de uma solução”, disse.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.