terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8306 Dólar 5.4426

DISPUTA PELO GÁS DO NORDESTE CHEGA AO SENADO

LIZANDRA MUNIZ - 03/11/2023 15:34 - Atualizado 07/11/2023
A discussão sobre o risco de concentração no mercado de distribuição de gás natural no Nordeste será objeto de uma audiência pública na CAE do Senado. A audiência foi solicitada na semana passada pelo senador Laércio Oliveira (Progressistas-PE), que quer explicações sobre “possíveis violações” do que determinou o Cade à época da venda da Gaspetro: a Compass (do Grupo Cosan) teria de vender à Infra Gás sua participação, que foi detida por meio da Commit (da qual é sócia com a japonesa Mitsui), em distribuidoras da região.

Segundo informações O Globo, Laércio Oliveira foi o autor da Lei do Gás, que impediu o monopólio do gás natural pela Gaspetro, subsidiária da Petrobras.

Para que a aquisição da Gaspetro fosse aprovada, a Compass teria de vender sua participação em 12 das 18 unidades regionais que criavam a então estatal. No entanto, a Mitsui tem demonstrado interesse em exercer seu direito de preferência na compra dessas participações. Se comprar, será o único a distribuir gás natural em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.