domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ACELEN, PERFIN INFRA E ILLIAN ANUNCIAM ACORDO DE INVESTIMENTOS EM EMPREENDIMENTO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA BAHIA

João Paulo - 02/11/2023 08:00 - Atualizado 02/11/2023

A Acelen, através da Refinaria de Mataripe S.A., o Perfin Discovery Mercury Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, fundo de investimento sob gestão da Perfin Infra Administração de Recursos Ltda. (“Perfin Infra”) e a Illian Energias Renováveis S.A. (“Illian”), empresa do Grupo Electra, anunciam a assinatura de acordo de investimento em um empreendimento de geração de energia solar no estado da Bahia. A Acelen celebrou também contrato de longo prazo para compra de energia incentivada na modalidade de autoprodução, incluindo créditos de carbono gerados pela futura usina.

O empreendimento está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e consiste em uma usina com capacidade instalada de 161 MWp. A usina será construída no município de João Dourado, situado à região do Semiárido baiano. Além da geração de energia renovável e limpa, a implementação do projeto também contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região com a criação de cerca de 500 empregos diretos e indiretos durante a construção e cerca de 30 empregos diretos e indiretos após o início da operação comercial no primeiro trimestre de 2025.

“O projeto representa mais um passo em direção à transição energética, reafirmando um de seus principais objetivos, por meio de investimento em novos projetos de energia renovável no Nordeste. Combinado com outras iniciativas de eficiência energética em implantação na refinaria, contribuirá para a redução do índice de carbono e componente fóssil dos resultados e da matriz energética da Acelen”, afirma Luiz de Mendonça, CEO da Acelen.

“Para a Perfin Infra, é um marco importante, pois fortalece nossa contribuição para o estado da Bahia e confirma nosso compromisso com a transição energética”, afirma Daniel Shinohara, sócio de investimentos da Perfin Infra.

“Para a Illian, o acordo significa o atingimento da maturidade desta nova empresa empreendedora, 100% brasileira, focada no desenvolvimento e investimento em projetos de geração renováveis centralizados, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do país.”, afirma o CEO Sérgio Brandão.

O fechamento da transação está condicionado ao cumprimento de condições precedentes usuais para projetos desta natureza.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.