sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TURISMO TEM ALTA DE 13% NA BAHIA, DIZ IBGE

João Paulo - 30/10/2023 11:00

Os números não deixam dúvidas sobre a plena retomada do turismo na Bahia, gerando a expectativa do estabelecimento de novos marcos no Verão que se aproxima. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um crescimento de 13% no volume das atividades turísticas no estado, mais que o dobro dos 4,9% da média nacional. O percentual é uma comparação do último mês de agosto com o mesmo período de 2022.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Luciano Lopes, afirma que pela primeira vez, desde a pandemia, o setor hoteleiro alcançou constância nos resultados. “Desde julho que a gente tem ocupação mensal acima de 60% nos hotéis, variando entre 60% e 65%. A tendência é que outubro também fique nesse patamar”, comenta, referindo-se a Salvador, e acrescentando que a média antes da covid era de 62%.

O aumento do fluxo de visitantes também foi notado no aeroporto de Salvador, onde a movimentação do mês passado foi 27% maior do que a de setembro de 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o Verão deve atrair cerca de 3,5 milhões de visitantes para a capital baiana, superando o recorde anterior de 3,3 milhões, registrado em 2019, último ano antes da pandemia.

O casal Hugo Tenório e Vitória Alexandre nem esperou a chegada da estação mais quente do ano para curtir o calor e o litoral baiano. Moradores de Maceió, eles viajaram quase 600 quilômetros de carro na última quarta-feira, e só passaram no hotel para deixar a bagagem e tomar banho. Guiado por Vitória, que já visitou Salvador inúmeras vezes, ele começou seu roteiro de estreia pelo Farol da Barra.

Foto: Imagem de Toni Paul por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.