domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA DISPARA NO NORDESTE COM MAIS DE 15 MIL NOVAS EMPRESAS

LUIZA SANTOS - 30/10/2023 17:00

A Bahia disparou entre as Unidades Federativas (UFs) do Nordeste e registrou 15.878 novas empresas, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Os dados equivalem ao mês de julho.

Sergipe foi o estado com menos aberturas na região. Ao todo, o Brasil inaugurou 339.560 novas empresas em julho, número que representa uma alta de 1,9% em comparação ao mesmo período de 2022. Na análise por regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram as únicas a marcarem aumento em relação ao ano anterior.

“No atual momento em que vivemos, com redução na taxa de desemprego, podemos atribuir o nascimento de empresas mais a vocação do que a necessidade. Uma parte dos brasileiros ainda sonha em ser dono do seu próprio negócio, seja para ter flexibilidade e independência, realização pessoal ou criar um legado”, comenta Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. Segundo ele, o protagonismo do agronegócio é uma das razões pelas quais as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste continuam a crescer”.

Quanto ao campo de atuação desses novos empreendimentos, 71,3% estão no setor de “Serviços”, 21,0% no “Comércio”, 6,4% no de “Indústria”, e 1,3% em “Demais”, segmento que considera empresas Primárias, Financeiras e do Terceiro Setor.

Em relação a natureza jurídica dos CNPJs criados em julho, a categoria “Sociedades Limitadas” teve a maior representatividade na comparação anual (13,9%), seguida por “Demais” (12,5%). Com percentuais negativos, ficaram “MEIs” (-0,9%) e “Empresa Individual” (-8,2%).

Ainda segundo o levantamento, com exceção do Espírito Santo, todas as Unidades Federativas (UFs) das regiões Sul e Sudeste ocuparam o topo do ranking nacional, com as maiores quantidades de aberturas de empresas em julho.

FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.