Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising apontou que a Bahia foi um dos estados que mais registraram crescimento nas franquias em um ano. A unidade federativa está na terceira colocação entre os que mais cresceram em faturamento na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o igual período em 2023.
A Bahia fica atrás apenas de Goiás e Minas Gerais no top10, que ainda conta com o Ceará para representar o Nordeste.
O levantamento aponta ainda que a Bahia faturou 28% a mais do que no ano anterior, variando percentualmente melhor que potências como São Paulo e Rio de Janeiro. A valorização de Minas Gerais, que aparece em segundo lugar, também é de 28%, enquanto o líder Goiás apresentou 35%.
A pesquisa indica também que entre os 10 estados que mais cresceram, seis possuem atividade agropecuária, como Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em números absolutos, Salvador se destaca como a mais relevante cidade do Nordeste. Entre os principais municípios, a capital baiana ocupa a sexta colocação no ranking total de operações dentro do recorte, com 2.617, representando 1,4% dos números no cenário nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Foto: Divulgação