Vem ai o momento mais aguardado do ano para quem pensa em conseguir uma oportunidade de trabalho. O período festivo do final de ano deve ser bastante aquecido na Bahia. Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Fecomércio-BA, na Bahia a estimativa é que 10 mil vagas temporárias sejam abertas.
A expectativa é que a maior parte das oportunidades surjam em setores mais aquecidos da economia, como supermercados e farmácias, que acumulam forte crescimento, de 5,9% e 8,1%, respectivamente, entre janeiro e agosto deste ano. “Os supermercados normalmente servem de porta de entrada no mercado de trabalho, uma primeira oportunidade para aqueles sem experiência”, comenta o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, em entrevista ao jornal correio . Para ele, é uma boa alternativa para quem não experiência.
Tradicionalmente, parte dos profissionais contratados como mão de obra temporária acabam sendo efetivados. E como a tendência é de melhora nas vendas em 2024, com crédito mais barato, mais emprego e inflação baixa, a orientação é que a turma se dedique, mostre seus diferenciais, consiga dar resultado financeiro ao estabelecimento, recomenda Dietze. No Brasil, a estimativa é de 262 mil pessoas que devem ocupar vagas temporárias, segundo a CNC.
Imagem de Ulrich Dregler por Pixabay