domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HASSAN DESTACA DESENVOLVIMENTO DE JEQUIÉ NO SEU 126º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

João Paulo - 24/10/2023 13:20

Enfatizando que Jequié, a Cidade Sol, uma das maiores cidades baianas e do Território Médio Rio de Contas, hoje brilha mais que nunca, passando por inegável processo de desenvolvimento econômico e social, o deputado Hassan (PP) fez registrar nos anais da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) moção de congratulação pelo 126º aniversário de emancipação política do município, que ocorre nesta quarta-feira (25). “É com imensa alegria que comemoro essa data, parabenizando o prefeito Zé Cocá pela excelente administração que vem fazendo a diferença na vida da população, e abraçando o ordeiro, alegre e hospitaleiro povo jequieense”, disse ele.

O parlamentar destacou que “quem chega a Jequié hoje, encontra uma cidade diferenciada, modernizada, organizada, com ruas e avenidas pavimentadas, praças urbanizadas, escolas recuperadas, comércio pujante, funcionalismo com salários pagos em dia, e contas públicas equilibradas”. E explicou que “isso se deve à excelente gestão do meu amigo-irmão prefeito Zé Cocá, que assumiu o município depois de gestões desastrosas e, com humildade, serenidade e muita competência soube resgatar a credibilidade do município e devolver o orgulho aos jequieenses, e hoje tem sua administração aprovada por 96% da população”. Hassan apontou ainda o desenvolvimento da agropecuária, do comércio, indústria e o setor mineral, geradores de empregos e renda.

Citando registros históricos, Hassan lembra que a saga de Jequié começa no final do século XIX, desenvolvendo-se a partir do crescimento da feira livre que atraía comerciantes da região para negociarem seus produtos. Nessa época, a navegabilidade do Rio de Contas favoreceu o transporte de mercadorias e a localidade se desenvolveu passando a ter importância como centro comercial. Jequié tornou-se distrito de Maracás e dele se desmembrou em 1897. A partir de 1910 passou a ser cidade, e foi emancipada em dia 25 de outubro de 1897.

Hassan destacou ainda a coragem e força dos jequieenses, que soube reconstruir a cidade, muito castigada pela enchente de 1914, e lembrou ainda que Jequié destaca-se também por ter dado dois governadores à Bahia: Antonio Lomanto Júnior e César Augusto Rabelo Borges.

Hassan reafirmou seu compromisso com o povo de Jequié, sua cidade natal, e disse que “junto com o nosso prefeito Zé Cocá continuaremos trabalhando para trazer recursos e investimentos para melhorar a qualidade de vida dos jequieenses”. E finalizou afirmando que “na Assembléia Legislativa seguimos lutando para conquistar um novo aeroporto regional para Jequié, pela implantação do Polo Multimodal Vale do Sol, por um campus da UFBA, pela duplicação da BR-116, trecho que também passa pelo município, assim como nos empenhamos e hoje a Unacon Jequié já é realidade para atender a nossa região”.

Foto – Euro Amâncio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.