O líder do campeonato brasileiro da série B, o Vitória, tem 98% de chances de acesso a primeira divisão segundo números do site infobola. As probabilidades do Vitória subir aumentaram após o fim da rodada 32ª rodada na noite desta segunda-feira (16) com o empate por 2 a 2 entre Juventude e Sport, em Caxias do Sul. Antes do dia terminar, os matemáticos atualizaram o site Infobola com as chances de acesso e o risco de queda.
O quadro se alterou a partir da arrancada do Atlético-GO. Líder do returno, com 29 pontos, o Dragão venceu a Ponte Preta por 2 a 0 no último domingo, em Campinas, e assumiu a terceira colocação na classificação geral, com 56 pontos, tendo agora 66% de chance de subir. Esse percentual, inclusive, aumentou em 26% de uma rodada para outra. Quem também merece destaque é o líder Vitória, com 61 pontos. O Rubro-Negou bateu o Guarani por 2 a 0 no domingo, em Salvador, e ficou mais perto do acesso, chegando a 98% de chance de conquistar uma vaga na Série A. Também abriu cinco pontos para o segundo colocado, o Sport, e se aproximou mais da taça.
Chances de acesso
Após a rodada 32, os integrantes do G-4 são: Vitória, Sport, Atlético-GO e Juventude. O Guarani caiu para o quinto posto, com 54 pontos, e viu a sua probabilidade de acesso diminuir de 50% para 39%.
Segundo a matemática, os dez times com chance de subir são, pela ordem:
O time do técnico Mozart iniciou uma arrancada e conquistou na última terça-feira a quarta vitória consecutiva na Série B. Fora de casa, venceu o ABC por 2 a 1 e chegou a 52 pontos, assumindo a sétima colocação. Ganhou também na sequência de Londrina, CRB e Ponte Preta, aumentando a chance de acesso de 8% na rodada 31 para 20% na rodada 32.
Risco de rebaixamento
A Chapecoense venceu o Criciúma por 2 a 1 na última sexta e incendiou a disputa contra o rebaixamento. Com 33 pontos, continua no Z-4, ocupando a 17ª colocação, mas encostou na Ponte Preta (34), Avaí (35) e Ituano (35). Três últimos colocados, ABC, Londrina e Tombense não venceram na rodada e, faltando apenas seis jogos para o término do campeonato, estão em situação desesperadora.
No meio do caminho
O Ceará é o único time dos 20 da Série B que, segundo o Infobola, não aparece com chance de subir ou risco de cair. Com 43 pontos, ocupa a 11ª colocação e já começa a traçar os planos para 2024.
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória