A pesca, a aquicultura e as indústrias de processamento, a extração de petróleo e gás, o transporte marítimo de cargas e de passageiros são algumas das atividades que compõem a economia do mar, ou economia azul, e que serão tema da sessão especial que acontece na próxima segunda-feira (23.10), às 9h30, no Plenário da Casa.
Como a Bahia possui uma costa com mais de 1.160 quilômetros de extensão, com 53 municípios litorâneos, o deputado estadual Eduardo Salles (PP), proponente da sessão especial, afirma que “o poder público precisa participar do debate para entender e melhor contribuir com essas atividades, visando a geração de mais empregos com sustentabilidade”.
“As atividades econômicas ligadas ao mar têm uma importante contribuição no PIB baiano, pois movimenta cerca de R$ 80 bilhões anuais. Mas é preciso ampliar o conhecimento para fortalecer esse setor produtivo. E um dos papéis da Assembleia Legislativa da Bahia é promover o debate e contribuir com o que for necessário”, disse o parlamentar.
O presidente do Legislativo estadual, deputado Adolfo Menezes (PSD), destacou a relevância dessas atividades para a economia baiana e elogiou a iniciativa do parlamentar em jogar luz no tema. “A Bahia tem a maior costa litorânea do país, com atividades produtivas de expressivo significado para o seu PIB. A ALBA não se furtará em debater os grandes temas de interesse do Estado. Com esta sessão especial, a Assembleia integra-se aos esforços da ONU em favor da Ciência Oceânica”.
Foto: Divulgação / ALBA