sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E NEOENERGIA DISCUTEM ELETRIFICAÇÃO RURAL

LUIZA SANTOS - 12/10/2023 12:58 - Atualizado 12/10/2023

A instabilidade de energia elétrica em áreas rurais da Bahia tem sido uma das principais dificuldades enfrentadas por famílias agricultoras quando o assunto é uso de tecnologias modernas e consequentemente escoamento e aumento da produção. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniu, nessa terça-feira (10), com a Neoenergia para discutir soluções de reforço de eletrificação rural.

“O Governo do Estado investe na agricultura familiar, cria oportunidades para que o homem e a mulher do campo possam empreender, mas em muitos casos esbarra no problema da ligação de energia elétrica, que é competência da Coelba. Então, aqui, nessa reunião, isso foi posto mais uma vez. A notícia boa é de que a empresa se mostrou interessada em assinar um protocolo de intenções se comprometendo com as ligações elétricas das obras públicas, além de estar disponível para ir em campo, com a SDR, esclarecer as dúvidas dos agricultores familiares sobre eletrificação rural”, explicou o titular da pasta, Osni Cardoso.

A Superintendente de Relações Institucionais da Coelba, Maria Helena Farias, destacou a criação de uma superintendência para tratar das demandas citadas. “Estamos com uma superintendência focada em obras, buscando dar celeridade a algumas obras, principalmente as de interesse público, e também uma específica para relações institucionais. Reforçamos a disposição da Coelba para apoiar o Estado no levantamento das cargas, buscando atender todas essas demandas”.

Formulário de Eletrificação Rural

O Governo do Estado, através das secretarias do Desenvolvimento Rural, da Infraestrutura, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura e Casa Civil, está realizando um levantamento de demandas de agricultores e agricultoras familiares que precisam de reforço em suas redes de energia monofásicas ou bifásicas.

Foto: Divulgação/SDR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.