domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CPI DAS PIRÂMIDES PEDE INDICIAMENTO DE RONALDINHO GAÚCHO E SÓCIOS DA 123MILHAS

João Paulo - 10/10/2023 08:20 - Atualizado 10/10/2023

O deputado Ricardo Silva (PSD-SP), finalizou o relatório da CPI das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados sugerindo o indiciamento de 45 pessoas, dentre elas Ronaldinho Gaúcho, seu irmão, Assis, e sócios e outras pessoas envolvidas no caso da 123milhas. O documento já deve ser votado no máximo até esta terça-feira (10) na comissão. Silva afirmou ainda que, além do relatório, de mais de 500 páginas, também há diversos documentos sigilosos, por exemplo com dados bancários, que serão enviados a autoridades como o Ministério Público e a Polícia Federal.

A sugestão de indiciamento de Ronaldinho Gaúcho no relatório afirma que ele cometeu os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e operação de instituição financeira sem autorização. O mesmo é dito de seu irmão. Já sobre os dois principais sócios da 123milhas, Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, o documento afirma que foram cometidas as práticas de estelionato, gestão fraudulenta, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O material diz respeito, dentro outros, ao caso de Ronaldinho Gaúcho, no qual ele afirma que, segundo dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), há “indícios de operações suspeitas”. Já o caso da 123milhas, segundo Áureo Ribeiro, motivou a sugestão de um projeto de lei para “reforço das penas envolvendo crimes com pirâmides”. De acordo com o relator, também há propostas legislativas que visam impedir a negociação de milhas como era feito pela empresa. “Todo o sistema facilita fraudes”, afirmou Silva.

Também foram indiciadas uma série de pessoas ligadas aos sócios, como os familiares envolvidos na gestão do grupo. “São familiares que receberam, que transacionaram ou que tinham algum cargo de gerência nesse grupo que, para nós, é um grupo que cometeu muitos crimes”, disse Silva. Procurada, a empresa disse que “nega veementemente que tenha atuado como pirâmide financeira ou que sua atuação possa sequer ser comparada à de uma instituição financeira”.

“É leviana ainda a afirmação de que sócios e parentes realizaram movimentações financeiras ilícitas ou ocultação de patrimônio, assim como as acusações infundadas sobre as condições financeiras da empresa nos últimos quatro anos. Seus balanços, declarações fiscais sempre foram transparentes, legítimos e regulares”, completou a 123milhas, por meio de sua assessoria de imprensa. Ronaldinho Gaúcho foi procurado por meio de seu irmão, Assis, que é quem gerencia sua carreira e que também teve indiciamento sugerido pelo relatório. Não houve resposta até a conclusão desta reportagem.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.