sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5583 Dólar 5.1598

COMÉRCIO ESPERA GERAR 5 MIL NOVAS VAGAS DE TRABALHO NO FINAL DO ANO

João Paulo - 10/10/2023 09:00

Uma ótima oportunidade para quem está à procura de emprego em Salvador. Segundo estimativas do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) e da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com o crescimento das vendas, cerca de 5 mil vagas temporárias devem ser geradas pelo comércio.

Todos os anos quando se aproxima o fim de ano, muitas vagas temporárias são abertas no Brasil, inclusive na Bahia. Com a aproximação da Black Friday e o Natal, a previsão é que centenas de vagas sejam abertas no estado, principalmente em shoppings, hotéis, bares e restaurantes. Com os eventos festivos e o verão chegando, a economia do comércio sempre gera uma grande movimentação na capital baiana.

De acordo com Paulo Mota, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), a projeção é equivalente ao número de vagas temporárias oferecidas em 2022. “No ano passado, prevemos cerca de 10 mil vagas temporárias, mas só alcançamos, em média, 5 mil. Para esse ano, mantivemos cautela e esperamos a mesma média do ano passado, de 5 mil vagas. Mesmo com uma projeção pequena, estamos confiantes que teremos um melhor comportamento das vendas no fim do ano.”

Faltando dois meses para 2023 acabar, as lojas do comércio da capital começam a receber uma alta procura de oportunidade de emprego. Fim de ano é quando tem grandes promoções nas lojas de variados departamentos, como a Black Friday onde os preços tendem a serem menores, e assim gerando uma maior vendagem para os lojistas. A disponibilidade de empregos temporários neste período é maior, as empresas estão abertas a receber currículos e selecionar candidatos que a depender do desenvolvimento podem virar efetivos no emprego.

Segundo o presidente da Abrasce, Edson Piaggio, a venda e a demanda de emprego nas lojas vai depender da redução dos juros.“Se tiver a redução dos Juros, vai ter mais emprego porque a expectativa de vendas nas lojas aumentam. Estamos positivos que em relação ao ano passado, ainda estamos em outubro e as expectativas de vendas são muito positivas. Em relação ao emprego pode ser que não haja acréscimo como no ano passado.”(TB)

Imagem de Malachi Witt por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.