domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEC REALIZA SEMINÁRIO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM MOSTRA CIENTÍFICA, EM BARREIRAS

Victoria Isabel - 09/10/2023 11:40 - Atualizado 09/10/2023

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, em Barreiras, nesta terça e quarta-feira (10 e 11/10), o Seminário Territorial de Educação Profissional, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande. O objetivo é dialogar com os diferentes atores sobre os avanços e a oferta da Educação Profissional e Tecnológica e as novas perspectivas do mundo do trabalho e a territorialidade.

A abertura, nesta terça-feira, será às 8h30, com uma apresentação de dança denominada “Nosso pertencimento ancestral” e, em seguida, o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falará sobre os “Horizontes da Educação Profissional e o mundo do trabalho: o Estado da Bahia em pauta”.

A programação é extensa: acontecerá das 8h30 às 19h, nos dois dias. Um dos destaques é a mostra científica com a apresentação, em estandes, de 100 projetos desenvolvidos por estudantes de 15 cursos técnicos de nível médio de 23 municípios, como Barreiras, Central, Irecê, Xique-Xique, Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Muquém do São Francisco, Serra do Ramalho, Andaraí, Seabra, Santa Maria da Vitória, Correntina, Caetité e Wagner. São projetos de iniciação científica, empreendedorismo e inovações e tecnologias sociais de grande alcance social.

O seminário envolverá apresentações culturais e de fanfarras; rodas de debates; e exibição do Docudrama Caminhos da Liberdade: o bicentenário da Independência da Bahia – 1823-2023. Também contará com a participação de professores e especialistas da rede estadual de ensino e de instituições, como a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano); a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), que tratarão de questões como: “Extensão rural e comunidades tradicionais: abordagens metodológicas dentro da etnoecologia”; “Entre saberes: o uso das linguagens nas atividades extensionista em cursos técnicos”; “Desembolando no verso a segurança do trabalho no campo” e “Saberes e tecnologias no/do campo: o lugar do atraso não é geográfico”.

Os relatos de experiências abordarão temas como segurança alimentar e propostas inventivas; aproveitamento da casca de “maracujá do mato” para elaboração de geleias de frutas; mapeamento de ingredientes e receitas tradicionais através de cardápios em Andaraí – Chapada Diamantina; e a comida de subsistência e a atualidade. Nesta reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, os estudantes também poderão participar de aulões de Português e de Matemática.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.