sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROJETO DE LEI PROPÕE CRIAÇÃO DE EMPRESA PÚBLICA DE AUDIOVISUAL DA BAHIA

Emilly Lima - 06/10/2023 15:45 - Atualizado 06/10/2023

Entidades que representam o setor de produção audiovisual da Bahia entregaram à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba) e à Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o Projeto de Lei para a criação da Bahia Filmes – Empresa Pública de Audiovisual da Bahia.

Em audiência na Secult-Ba, o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, tratou do assunto com representantes do setor e se mostrou otimista com a implementação do projeto.

“Uma reunião bastante produtiva com este setor proativo e tão importante para a nossa cultura. Alinhamos uma agenda de encontros entre especialistas no tema e demais áreas do governo. Dessa forma, avançaremos na elaboração da proposta ainda esse ano”, afirmou Monteiro em postagem nas redes sociais.

O PL foi desenvolvido por um Grupo de Trabalho coordenado pelo futuro diretor da Ancine Paulo Alcoforado. Fizeram parte do GT também o Coordenador Geral do Nordeste Lab Gabriel Pires e o ex-diretor da SPCine Renato Nery. A expectativa é que o PL seja encaminhado pelo Governo e aprovado pela ALBA ainda este ano.

Para além do aspecto cultural, o setor é um grande gerador de emprego e renda. Segundo levantamento do Observatório do Audiovisual Baiano, entre 2015 e 2021, o audiovisual foi responsável pela abertura de 6.742 postos de trabalho diretos, mobilizando R$ 160 milhões no estado, somente de políticas públicas de financiamento, sendo 145 milhões de financiamento federal atraído, em sua maioria, diretamente por empresas baianas.

De acordo com dados da Ancine, a Bahia conta com mais de 700 empresas do segmento espalhadas por 23 territórios de identidade. A cada ano, mais de mil profissionais são formados nas 12 instituições presentes em cinco mesorregiões baianas, que oferecem 14 cursos, sendo 11 bacharelados e três tecnológicos.

Além da APC Bahia, fazem parte desse movimento: Associação de Produtores eineastas da Bahia (APC Bahia); Associação de Games e Animação (GAMA); Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN); Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste (CONNE); Brasil Audiovisual Independente (BRAVI); Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB); Articulação Cultural da Bahia (ACUBA); Articulação Audiovisual do Interior da Bahia (AVIBA); Associação de Autores Roteiristas da Bahia (AUTORAIS); Coletivo de Mulheres do Cinema Baiano; União dos Cineclubes da Bahia.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.