quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

AVANÇA ACORDO PARA RESTAURAR FORTE SÃO PAULO DA GAMBOA, EM SALVADOR

Victoria Isabel - 06/10/2023 09:33

O Ministério Público Federal (MPF) participou de nova reunião para costurar acordo que garanta a restauração do Forte São Paulo da Gamboa e, ao mesmo tempo, preserve o direito de moradia das famílias que ocupam o espaço na comunidade da Gamboa de Baixo. O forte e a comunidade compartilham uma área urbana situada na Avenida Contorno, Centro de Salvador (BA).

A reunião foi realizada no último dia 25 de setembro, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, e contou com a participação de representantes do próprio Instituto, da Defensoria Pública da União (DPU), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU/BA), da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e da comunidade Gamboa. Foram firmados alguns compromissos para construção de acordo a ser homologado no âmbito de ação civil pública (ACP) proposta pelo MPF na Justiça Federal, que pede a restauração do Forte São Paulo da Gamboa.

“O acordo que estamos tentando costurar vai permitir a resolução de um impasse que já dura mais de uma década. A ACP do MPF pede a restauração do Forte, mas temos famílias morando ali. A única solução possível que atenda aos dois interesses é realizar a remoção delas para unidades habitacionais a serem construídas nas duas únicas áreas verdes remanescentes na Gamboa, e assim possibilitar a restauração necessária desse monumento histórico”, explica o procurador da República, Marcos André Carneiro.

Compromissos firmados – Os representantes da comunidade tradicional e os gestores públicos chegaram a um consenso sobre como se dará a restauração do forte e, entre outras medidas, estabeleceram os seguintes compromissos:

• O Iphan vai finalizar o processo de descentralização de recursos para a contenção da muralha do forte;
• A FMLF vai elaborar dois novos projetos de restauração, com recurso já existente, apresentando também projetos de uso misto e de construção de novas moradias, com recursos a serem captados junto governo federal, com apoio da SPU e do Iphan;
• A SPU vai destinar a área para interesse social e público;
• Todos se comprometeram a detalhar um plano de ação com etapas e prazos.

Além disso, uma nova reunião ficou agendada entre o MPF e os representantes de cada instituição, prevista para o dia 30 de outubro, às 14h, com o objetivo de revisão e assinatura da minuta de acordo para homologação judicial. Também ficou prevista a realização de uma audiência pública em novembro, para explicar à comunidade da Gamboa os termos do acordo assinado e o conteúdo dos projetos que serão elaborados.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.