domingo, 07 de julho de 2024
Euro 5.9422 Dólar 5.46

PREFEITURA E OEI FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS E EDUCACIONAIS

Victoria Isabel - 04/10/2023 08:24

O prefeito Bruno Reis assinou nesta terça-feira (3) um termo que simboliza a intenção da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em estabelecer um memorando de entendimento com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo da parceria é desenvolver projetos e atividades para internacionalizar as atividades culturais da cidade no contexto Ibero-americano.

A reunião foi realizada no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença da vice-prefeita, Ana Paula Matos, do titular da Secult, Pedro Tourinho, do diretor-geral de Cultura na Secretaria-Geral da OEI, Raphael Callou, do diretor e chefe de representação da OEI no Brasil para a Educação, Ciência e Cultura, Leonardo Barchini, além de outros representantes da organização.

Bruno Reis destacou que a Prefeitura está na iminência de entregar equipamentos culturais e que a gestão municipal tem interesse em aproveitar a expertise da OEI na gestão dos espaços. Dentre os equipamentos de fomento à cultura que a capital baiana deverá ganhar no próximo ano estão a Casa de Espetáculos e a Escola de Artes, que já tiveram obras iniciadas. Também está na lista o Museu Arquivo da Cidade que deverá ser entregue à população em janeiro de 2024.

Bruno explicou que a gestão já vinha iniciando colaboração com a organização e que já conta com resultados positivos dessa parceria. “Discutimos várias ideias que vieram se materializando ao longo do tempo e a parceria começou com o Co.Liga, que foi um sucesso importante para a cidade. Agora pensamos em firmar parcerias para contribuir em áreas como a cultura, que é de forte atuação do OEI. A organização pode vir a contribuir muito com projetos, propostas e gestão ajudando a Prefeitura na inovação e prestação de serviços públicos de melhor qualidade”, detalhou.

“Essa parceria vai permitir que a gente economize mais recursos para a cidade e que os serviços também vão ser oferecidos com qualidade ainda melhor. Sabemos da importância da arte e da música, mas Salvador tem muitos ativos e seu patrimônio cultural é antigo. Precisamos fazer com que os equipamentos funcionem bem, até para garantir a permanência do turista na cidade”, acrescentou o prefeito.

A Organização de Estados Ibero-americanos tem experiência na gestão de espaços de cultura no Brasil e no mundo. A organização trabalha com governos de nossos 23 países-membros, respondendo fortalecendo políticas públicas através de programas e projetos que buscam a criação de valor para a sociedade.

Fotos: Valter Pontes/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.