domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

SOBREVIVENTE DE ATENTADO CONTRA MARIELLE LANÇA LIVRO SOBRE VEREADORA NESTA SEXTA (29)

LUIZA SANTOS - 29/09/2023 16:26

A jornalista Fernanda Chaves – única sobrevivente do atentado que matou Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 2018 – vai lançar um livro documental sobre a trajetória política da vereadora. O pré-lançamento de “Marielle Franco, Nesse Lugar da Política: Um Mandato Interrompido”, acontecerá nesta sexta-feira (29), em Brasília.

“O livro sofreu diversos atrasos no seu lançamento. Foram vários os motivos, mas o principal foi a nossa dificuldade de organizar as palavras para honrar o que vivemos. Perdemos muitas coisas na noite quente e chuvosa de 14 de março de 2018. Perdemos nossa liderança política, nossa chefe, nossa amiga, nossa companheira de luta, nosso trabalho, nossa convivência como equipe”, conta Fernanda.

A obra é escrita em parceria com a socióloga Priscilla Brito e uma realização da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e da Liderança do PSOL na Câmara Federal.

Fernanda era assessora de Marielle e estava no carro quando ele foi alvejado, no Rio de Janeiro. O período destacado no livro se inicia na campanha eleitoral, em 2016, até a noite do dia 14 de março de 2018, quando ela morreu.

“É uma cena brutal, um filme de terror [a lembrança do momento do crime], e a falta de justiça só aumenta essa dor. Mas eu vou continuar falando disso. No dia 14 de março de 2018, todos nós perdemos. Eu perdi uma amiga, uma chefe, uma comadre. Os cariocas perderam uma vereadora, as mulheres trabalhadoras periféricas negras, as mulheres lésbicas, todas perderam uma representante batalhadora e forte, uma mulher que estava ali por muitas mulheres e com muitas mulheres”, lembrou Chaves.

Foto: Marcelo Freixo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.