domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO VAREJO CAI E SINALIZA DEMANDA MAIS ENFRAQUECIDA NO 3º TRIMESTE

LUIZA SANTOS - 28/09/2023 15:43

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,6 pontos em setembro, sinalizando demanda mais enfraquecida no terceiro trimestre. Em agosto, houve crescimento de 2,2 pontos. A análise é de Rodolpho Tobler, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda diverge da redução da taxa básica de juros (Selic) e a inflação menos pressionada, que deviam favorecer as compras. De acordo com o especialista, tanto as respostas sobre o momento presente quanto as relacionadas ao futuro, entre o empresariado do setor pesquisado para a Sondagem do Comércio recuaram em setembro.

Isso é perceptível na evolução dos dois sub-indicadores componentes do Icom. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 0,4 ponto, para 94,2 pontos, em setembro; e o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,7 pontos, para 90,5 pontos.

“Sabemos que o que mais levou a essa queda do Icom no mês foi o IE, as expectativas […] Mas me preocupa mais essa queda do indicador de situação atual, porque foi a terceira queda consecutiva”, disse Tobler.

Ainda de acordo com ele, mesmo com cortes na Selic, o patamar de juros básicos no país ainda continua elevado, na faixa de dois dígitos.

FOTO: Pixabay

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.