sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LAURO DE FREITAS: JOVENS PARTICIPAM DA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE PARA DEBATER DIREITOS

LUIZA SANTOS - 27/09/2023 17:38

Jovens se reuniram, nesta quarta-feira (27), na 4ª Conferência Municipal da Juventude, realizada em Lauro de Freitas na faculdade Unime. Nesta edição, o encontro abordou o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.

Pela parte da manhã ocorreu a mesa de abertura representada pelo Conselho Municipal de Juventude (Comjuve), autoridades municipais e representantes estudantis, além da leitura do regimento e amplo debate sobre o tema central da conferência.

Presente no evento, o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro destacou que a juventude é protagonista do presente e do futuro. “Este primeiro momento da conferência municipal vai nortear os trabalhos de discussão ao longo do dia. Temos que evidenciar a necessidade de incluir a juventude nos planos de governo, para que possamos promover a inclusão dos jovens de forma mais justa”, disse.

O secretário Municipal de Juventude (Seju), Renildo Cabral, pontuou que as grandes reflexões partem dos desejos e anseios do público jovem. “O que vai ser construído aqui por vocês são apontamentos de melhorias de políticas públicas para vocês. Hoje é um dia de muita representatividade, por isso a participação de vocês é extremamente necessária”, discursou o secretário para a plateia.

No evento, que avaliou e propôs políticas públicas de atendimento ao público jovem, na parte da tarde, foram discutidos os 12 seguintes eixos temáticos de direitos: direito à cidadania, à participação social e a política, e à representação social; à educação; à profissionalização, ao trabalho e à renda; à diversidade e igualdade; à saúde; à cultura; à comunicação e à liberdade de expressão; ao desporto e ao lazer; ao território e à mobilidade; à sustentabilidade e ao meio ambiente; à segurança pública e ao acesso à justiça; e ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

Para o estudante do Colégio Américo Simas, Welton da Silva, a participação política do jovem no Brasil deve ser uma preocupação de formação de base. “A juventude do século XXI carece de conhecimento político, de motivação educacional e de oportunidades. É preciso mudar o sistema de educação desde a infância. É necessário rever a forma de sustentabilidade da economia social. É preciso rever privilégios, para que possamos reduzir desigualdades”, apontou o jovem.

Também foi realizada no evento a votação dos delegados que vão representar o município na etapa Estadual. O último ato da 4ª Conferência Municipal da Juventude de Lauro de Freitas foi a plenária de encerramento, onde foram dados os encaminhamentos das proposições discutidas.

Foto: Wandaick Costa

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.