

O serviço de castração gratuita de cães e gatos será retomado nesta terça-feira (8), em Salvador. O Castramóvel ficará instalado no estacionamento da Ferreira Costa, na Avenida Paralela, com atendimento para animais de tutores que moram na capital baiana.
As vagas serão distribuídas por espécie e preenchidas por ordem de chegada, a partir das 8h. Às segundas, quartas e sextas-feiras, serão entregues 40 fichas por dia para gatos. Nas terças e quintas, serão disponibilizadas 30 vagas diárias para cães.
Para ter acesso à ação, o tutor precisa ter cartão do SUS vinculado a Salvador e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O animal deve ter entre seis meses e cinco anos e 11 meses, estar em boas condições de saúde e ter sido vacinado contra a raiva.
Animais que receberam a vacina recentemente precisam aguardar pelo menos 15 dias antes do procedimento. Também é necessário manter jejum de 10 a 12 horas, inclusive sem oferecer água, devido à anestesia.
A ação é promovida pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), por meio da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa). Em agosto, o serviço realizou 1.744 atendimentos.
Além de contribuir para o controle populacional, a castração pode ajudar a prevenir doenças e reduzir os riscos de transmissão de zoonoses.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS



