terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

EMPRESA CRIA SUBSIDIÁRIA PARA ACELERAR IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE HIDROGÊNIO VERDE EM CAMAÇARI

Redação - 27/09/2023 19:00 - Atualizado 28/09/2023

A Unigel, que está implantando uma fábrica pioneira de hidrogênio verde em Camaçari,  criou uma subsidiária dentro da empresa para acelerar o ritmo de implantação da planta. A nova subsidiária será  a Ecohydrogen Energy, responsável pela fábrica e todas as operações de Hidrogênio Verde (H2V) da companhia.

Com isso, o projeto em Camaçari vai avançar mais rapidamente, pois a Ecohydrogen Energy será exclusiva para cuidar do hidrogênio verde. A informação é da Folha de Pernambuco.

A unidade de H2V da Unigel é um investimento de US$ 1,5 bilhão e a planta tem previsão de entrar em operação em 2024. Na sua primeira etapa, a fábrica terá capacidade de produzir de 10 mil toneladas por ano de hidrogênio verde que podem ser convertidas em 60 mil toneladas anuais de amônia verde.

Na segunda fase do projeto, prevista para 2025, a empresa deve quadruplicar a produção de hidrogênio e amônia verdes, o quadro de pessoal é estimado em 500 profissionais.

A criação da subsidiária vai facilitar a articulação com players na tecnologia de produção do H2V, produtores de energia limpa e fornecedores de equipamentos. Entre os contratos já fechados para a aquisição de maquinário, está a compra de três eletrolisadores com potência total de 60 megawatts (MW), que serão produzidos pela alemã ThyssenKrupp. Esses aparelhos são os mais importantes na produção do H2V.

O CEO da Unigel, Roberto Noronha, afirma  que a  Unigel e a Bahia ocupam o pioneirismo do Brasil no hidrogênio verde e que a companhia vai liderar a economia do hidrogênio no país.  Segundo ele, a Unigel tem capacidade  para absorver toda a produção da fábrica de H2V e transformá-la em amônia verde, matéria-prima para a produção de fertilizantes nitrogenados e tem  infraestrutura logística, por meio do terminal de amônia no porto de Aratu. Com informações de Fernando Italo da Folha de Pernambuco.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.