sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BRASIL ESTÁ EM 49° LUGAR NO ÍNDICE GLOBAL DE INOVAÇÃO, DIZ ESTUDO

João Paulo - 27/09/2023 06:42

Um estudo na abertura do 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, no São Paulo Expo mostrou que o  Brasil ganhou cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com o ranking de 2022 e agora ocupa o 49º lugar entre 132 países, passando a ser o primeiro colocado da América Latina. No ano passado, o Chile estava à frente do Brasil.

Mesmo com os ganhos de posições, sustentado pelo terceiro ano consecutivo, a colocação brasileira ainda é considerada aquém do potencial do país, que hoje tem a 10ª maior economia do mundo. A melhor posição do Brasil no IGI foi em 2011, quando chegou ao 47º lugar. Os dez países mais bem colocados no índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul.

A classificação é divulgada anualmente, desde 2007, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans e o apoio de parceiros internacionais. No caso do Brasil, a CNI e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), apoiam a produção e divulgação do IGI desde 2017.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, avalia que o Brasil tem condições de crescer a cada ano no ranking, por meio de investimentos e políticas direcionadas à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). “A posição do Brasil no Índice Global de Inovação vem melhorando nos últimos anos. No entanto, temos um potencial muito inexplorado para melhorar o nosso ecossistema de inovação, atingir o objetivo de integrar os setores científico e empresarial e, consequentemente, promover maior inovação”, afirma.

Criado em 2007, o IGI tornou-se uma referência na avaliação da inovação e um pilar na formulação de políticas de CT&I, levando um número cada vez maior de governos a realizar análises sistemáticas de seus resultados anuais em matéria de inovação e elaborar políticas voltadas para melhorar seu desempenho no Índice. O ranking também obteve o reconhecimento do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, que em sua resolução de 2019 sobre CT&I para o desenvolvimento o define como um instrumento de referência para avaliar a inovação em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Top 10 – Índice Global de Inovação (IGI)

1º – Suíça

2º – Suécia

3º – Estados Unidos

4º – Reino Unido

5º – Singapura

6º – Finlândia

 

7º – Holanda

8º – Alemanha

9º – Dinamarca

10º – Coreia do Sul

 

Posição do Brasil em relação aos países da América Latina

49 – Brasil

52 – Chile

58 – México

63 – Uruguai

66 – Colômbia

73 – Argentina

74 – Costa Rica

76 – Peru

 

Posição do Brasil em relação aos países dos Brics

12 – China

40 – Índia

49 – Brasil

51 – Rússia

59 – África do Sul

 

 

Crédito: Creative Commons

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.